O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região recebeu 17.040.697 consultas a processos em andamento durante o ano de 2003.
Desse total, a maior parte (12.727.074) foi feita pela Internet (www.trt02.gov.br). Em relação ao ano passado, o número diminuiu. Em 2002, foram 14.060.264 de consultas.
“Nós melhoramos nosso TRT-Mail, que envia automaticamente informações por correio eletrônico aos advogados e, agora também, para as partes assim que o processo tem alguma movimentação e isso diminuiu em muito o número de consultas”, explica a presidente do TRT-SP, juíza Maria Aparecida Pellegrina.
Pelo mesmo motivo, o TRT também registrou em 2003 uma queda acentuada em dois tipos de atendimentos: o Disque-Processo e o Atendimento em Balcão.
Através do Disque-processo, sistema que informa o andamento de processos por telefone, o TRT paulista atendeu 129.680 consultas, pouco mais da metade dos 246.074 atendimentos registrados em 2002.
Nos balcões de atendimento, o número de pedidos de informação nas máquinas de extrato (tipo bancário) instaladas nos Fóruns da Justiça do Trabalho caiu ainda mais, passado de 885.270 no ano passado para 43.583 em 2003.