seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Apreensão de veículos irregular – Transporte de turista – Culpa concorrente

APC — APELAÇÃO CÍVEL Nº 2005011011326-4 — REG. ACÓRDÃO Nº 252878
Apelante: WALDECK COSTA ALMEIDA
Apelado: DFTRANS TRANSPORTES URBANOS DO DISTRITO FEDERAL
Relator: Des. HUMBERTO ADJUTO ULHÔA

EMENTA — RESPONSABILIDADE CIVIL. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. APREENSÃO IRREGULAR. GUIA DE TURISMO. TRANSPORTE DE CLIENTES. VEÍCULO NÃO AUTORIZADO. CULPA CONCORRENTE. RECURSO NÃO PROVIDO
I — O guia turístico, ainda que devidamente registrado, não está habilitado a transportar turistas em veículo particular, conforme as resoluções da Embratur e os decretos que regem o setor.
II — Apreensão fundada em falsa premissa enquanto o veículo era empregado em atividade irregular caracteriza a culpa concorrente, atenuando a responsabilidade do Estado.
III — Não enseja danos morais o exercício do Poder de Polícia, quando o fiscalizado é flagrado transportando clientes, em desconformidade com a legislação.
IV — Os danos patrimoniais devem ser demonstrados cabalmente, não sendo prova suficiente a declaração de um contratante, que estipula valor fixo para remunerações tipicamente variáveis. Incide o art. 368 do Código de Processo Civil.
V — Recurso conhecido e não provido.
ACÓRDÃO — Acordam os Senhores Desembargadores da Terceira Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Des. HUMBERTO ADJUTO ULHÔA — Relator, Des. VASQUEZ CRUXÊN — Revisor e Des. MARIO-ZAM BELMIRO — 1º Vogal, em CONHECER. NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO. UNÂNIME.
Brasília (DF), 17de agosto de 2006.

FONTE: DJU — SEÇÃO 3 — de 29/09/2006 — Pág. 116