seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

TRF-1 entende que o poder de polícia do Estado não pode ser delegado a entidade privada

Na primeira instância, o Coren/BA ajuizou ação para cobrar anuidades em atraso, com base no art. 15, inciso XI, da Lei 5.905/73, que atribui aos conselhos a fixação do valor da contribuição social.

Impossível conhecimento de agravo de instrumento sem antes intimar a parte agravada

O juízo de primeiro grau indeferiu, em sede de ação civil pública, o pedido de indisponibilidade de bens com objetivo final de decretação de ressarcimento de bens ao patrimônio público por atos de improbidade administrativa.

Confirmada sentença que reconhece direito do consumidor a ter no rótulo informações sobre alimentos geneticamente modificados

“Há que se ter presente que, dentro da questão da rotulagem de alimentos, prevalece o princípio da plena informação […] previsto no art. 6.º do Código de Defesa do Consumidor.

Incabível exigir do fiador obrigação superior à devida pelo devedor principal

Na apelação, a Petrobras alega, em síntese, que sua obrigação, como fiadora, “não pode ser superior à obrigação do afiançado, a UBM, ES esta fora fixada pelo Delegado da Receita Federal de Julgamento de Salvador, em 53.198,13 UFIR”.

Campanha publicitária veiculada com interesse público não configura desvio de finalidade

Por unanimidade, a 6.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região negou provimento a recurso por um cidadão que objetivava suspender campanha publicitária veiculada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

Radiodifusão sem autorização da Anatel configura crime

No recurso, o MPF sustenta que a sentença estaria correta quanto à prescrição se a conduta cometida pelo denunciado se enquadrasse, de fato, na tipificação do art. 70 da Lei 4.117/92

TRF-1 aplica princípio da insignificância em caso de pescador flagrado com pirarucu salgado

A 4.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região negou provimento a recurso apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) contra sentença que aplicou o princípio da insignificância em denúncia de crime ambiental feita pelo parquet.

TRF 1 mantém condenação do ex-governador de Roraima por improbidade administrativa

Por maioria de votos, a 3.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região deu parcial provimento ao recurso formulado pelo ex-secretário de Estado da Fazenda e pelo ex-governador do Estado de Roraima contra sentença proferida nos autos da ação…

Faxineira de cinema não consegue grau máximo de insalubridade

A Vara do Trabalho condenou a empresa ao pagamento das diferenças do adicional, sob o fundamento de que a prova pericial comprovou que a funcionária ao efetuar o recolhimento de lixo e limpeza dos banheiros estava exposta, sem proteção adequada…