seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

STF definirá se magistrado aposentado tem direito a foro especial

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu hoje (20) julgamento que definirá se magistrados aposentados mantêm ou não a prerrogativa de foro para responder a processos criminais. Antes de o ministro Eros Grau pedir vista para analisar melhor a matéria, a votação estava empatada – o ministro Ricardo Lewandowski (foto), relator do caso, votou contra a manutenção foro, e o ministro Carlos Alberto Menezes Direito votou a favor.

TJ confirma condenação do ex-governador Paulo Afonso

A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça, em matéria sob relatoria do desembargador Luiz Cezar Medeiros, confirmou decisão da Unidade da Fazenda Pública da Comarca da Capital que condenou o ex-governador Paulo Afonso Evangelista Vieira pela prática de improbidade administrativa durante sua gestão – entre os anos de 1995 e 1998.

Mantida prisão de acusados de exploração sexual de meninos em Taquara

Por unanimidade, a 7ª Câmara Criminal do TJRS negou o pedido de liberdade provisória a acusados de integrar quadrilha para exploração sexual de menores, no condomínio Colina do Sol, em Taquara, e que estariam vinculados ao casal de americanos, Frederic Calvin Louderback e Bárbara Louise Anner.

Quitação das férias após o seu término atrai pagamento em dobro

O pagamento das férias deve ocorrer com antecedência mínima de dois dias de seu início, como dispõe o artigo 145 da CLT. O objetivo aí é propiciar ao empregado condições reais de descanso e lazer com antecipação da sua remuneração, acrescida de um terço.

Joinville: despacho na ação sobre o vazamento de óleo em S. Francisco do Sul

O juiz Roberto Fernandes Júnior, da 1ª Vara Federal de Joinville, determinou a intimação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e da empresa Cia. de Navegação Norsul, para se manifestarem sobre o pedido de interdição das praias de São Francisco do Sul que foram atingidas pelo vazamento de óleo de uma embarcação da empresa, entre outros requerimentos.

Família de mecânico esmagado por ônibus não consegue indenização

“Quando o acidente de trabalho ocorre por culpa exclusiva da vítima, que age com negligência pagando com a própria vida, não cabe qualquer reparação civil ante a inexistência de nexo causal do evento com a conduta do empregador”.

Presidente da TNU não aplica princípio da fungibilidade em requerimento que pretendeu mudar o tipo de incidente

O presidente da Turma Nacional de Uniformização da Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais (TNU), ministro Gilson Dipp, não admitiu a aplicação do princípio da fungibilidade – pelo qual um recurso, mesmo sendo incabível para atacar determinado tipo de decisão, pode ser considerado válido – em requerimento no qual a autora pediu a remessa dos autos à Turma Regional de Uniformização da 1ª Região, diante da não admissão de incidente de uniformização dirigido à TNU.

Justiça decide que taxa extra na conta de luz é inconstitucional

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro julgou procedente o recurso de um morador de Itaboraí, determinando que ele não pague mais a taxa extra constante nas contas de luz, e receba de volta tudo aquilo que já foi pago.

Acórdão paradigma superado por súmula não indica divergência na TNU

O acórdão indicado como paradigma já vencido na Turma Recursal de origem, após a edição de súmula, não serve para demonstração de divergência na Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais (TNU). O fundamento – disposto na Questão de Ordem n° 12 da TNU – baseou a decisão do ministro Gilson Dipp, presidente da Turma, ao não admitir incidente de uniformização de jurisprudência.