seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

TJMG reconhece legitimidade da Defensoria Pública de Minas Gerais na propositura de ACP

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais reconheceu em sessão realizada na 2ª Câmara Cível, no dia 29 de janeiro, a legitimidade da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais na primeira Ação Civil Pública proposta pela Instituição, em outubro de 2006, antes da vigência da Lei Federal n° 11.448/07, que alterou a Lei da ACP. A ação pleiteava a interdição da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Belo Horizonte.

TCU determina suspensão de contrato da Telebrás

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a suspensão, por medida cautelar, da assinatura do contrato entre a Empresa Brasileira de Telecomunicações (Telebrás) e a empresa Sodexho Pass do Brasil Ltda.

TJMT mantém pena a integrantes de quadrilha que matou PM em Poconé

Se a decisão dos jurados do Tribunal de Júri tem respaldo nos elementos do processo para mostrar que o réu em quadrilha invadiu presídio, participou da morte de um agente policial, a fim de dar fuga a diversos presos; e, nessa conduta, praticou danos à cadeia pública (quebra-quebra), roubando veículos para empreender fuga, não há que se proclamar a nulidade do julgamento por ter sido contrário às provas dos autos.

Governo do Ceará lança projeto para beneficiar os presidiários

Um convênio de cooperação institucional assinado pelo Governo do Estado com cinco universidades do Ceará, dentre elas, a Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, vai permitir aos detentos das penitenciárias cearenses o acesso à Justiça e, dessa forma, a resolução ágil de seus processos.

Justiça condena jovens acusados de roubar e agredir doméstica na Barra

O juiz Jorge Luiz Le Cocq D’Oliveira, da 38ª Vara Criminal do Rio, condenou ontem (dia 31 de janeiro) os cinco acusados de roubar e agredir a doméstica Sirlei Dias de Carvalho Pinto em junho de 2007.

‘A empresa é responsável pela integridade física do passageiro’, afirma defensora

Na semana que passou a agente de viagem, Maria Islene Tavares, pegou um ônibus da linha Eustáquio Gomes/Iguatemi, da empresa Cidade de Maceió, e viu o que seria mais um deslocamento de rotina, se transformar em susto e indignação. Nas proximidades da Ufal, o ônibus passou em alta velocidade sobre um quebra-molas e o impacto provocou o desprendimento de cadeiras do coletivo e ferimentos em alguns dos passageiros.

Furto na empresa não justifica revista íntima das empregadas

A 11ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região negou provimento a recurso ordinário de duas empresas, fabricantes, respectivamente, de embalagens e produtos plásticos, em processo movido por uma operária.

Contrato agrário tácito ou verbal é validado

O proveito do mato de acácia negra da família de André Venâncio Aires será dividido de forma igual com a família de Silério e Miliria Pacini. A decisão da 9ª Câmara Cível do TJRS confirma sentença do Juízo de Montenegro, que valorizou o possível contrato de parceria verbal entre a família e os ascendentes de André.

Atrasos de vôos e extravios ou perdas de bagagem são indenizáveis

Muito antes dos transtornos com o chamado “apagão aéreo”, as pessoas que viajam de avião já conviviam com outros problemas do setor como os atrasos de vôos e extravios ou perdas de bagagem. É possível medir a responsabilidade civil do transportador quando esses incidentes acontecem? Qual é o dever da empresa de aviação nesses casos? O Código de Defesa do Consumidor pode ser aplicado?