seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Justiça Federal abre ação contra ex-deputada

A Justiça Federal de Mato Grosso decidiu abrir ação penal contra a ex-deputada federal Teté Bezerra (PMDB). Ela é acusada pelo Ministério Público Federal de envolvimento com a máfia dos sanguessugas -esquema de pagamento de propina a parlamentares por emendas ao Orçamento para a compra de ambulâncias.

Filho do ex-governador do Pará nega sociedade com Chico Ferreira

O empresário Marcelo Gabriel, filho do ex-governador Almir Gabriel, disse na manhã desta quinta-feira (24), em depoimento na 3ª Vara da Seção Judiciária do Pará, especializada em ações criminais, que foi procurado para interceder junto a um ex-secretário de Estado para que intercedesse em favor de empresa de João Batista Ferreira Bastos, o Chico Ferreira.

Estudantes de todo país participam da oitava edição do Estágio-Não Remunerado do STJ

Estudantes de todos os estados brasileiros participam, a partir de segunda-feira (28), da oitava edição do Estágio Não-Remunerado do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O objetivo principal do programa é desenvolver habilidades técnicas na área do Direito, permitindo a aplicação de conhecimentos teóricos e a prática das atividades relacionadas à formação profissional.

OAB questiona no STF norma que permite ao executivo disciplinar repasse de informações bancárias para a Receita

O artigo 5º da Lei Complementar 105/2001, que dá ao Executivo o poder de disciplinar as situações em que os bancos devem repassar informações dos contribuintes à Receita Federal, é alvo de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4010) ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF) pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) nesta sexta-feira (25).

Construtora arca com taxa de condomínio

A 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou uma construtora de Belo Horizonte a pagar as taxas condominiais em atraso, relativas a um apartamento que vendeu, mas que ainda se encontra registrado em cartório como de sua propriedade. A construtora deverá quitar as taxas de julho de 2003 em diante.

Prazo e multa do art. 477/CLT se aplicam às obrigações de fazer

Pelo entendimento expresso em decisão da 3ª Turma do TRT de Minas, a quitação rescisória é um ato complexo que envolve também obrigações de fazer, tais como a entrega do termo de rescisão (TRCT) para levantamento do FGTS e das guias para recebimento do seguro desemprego. Assim, o descumprimento do prazo estabelecido no § 6º do art. 477 da CLT, no tocante as obrigações de fazer, configura atraso na quitação, sendo cabível a aplicação da multa prevista no § 8º desse mesmo dispositivo.

Estado indeniza por prisão indevida

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou o Estado a indenizar M.V.M. em R$ 5 mil por danos morais e R$ 600 por danos materiais decorrentes da sua prisão indevida.

Tribunal arbitral frauda homologações e paga multa

A Câmara de Arbitragem, Conciliação e Mediação (Camarcom), de Campinas (SP), fechou acordo com o Ministério Público do Trabalho, representado pelos Procuradores Nei Messias Vieira e Ronaldo Lira, no qual se compromete a não mais promover atos de conciliação, mediação, arbitragem, homologação de rescisão contratual, quitação, ou outros atos similares, sobre relações de trabalho.

Empregado discriminado por não atingir metas de vendas ganha indenização por dano moral

A 2ª Turma do TRT-MG manteve condenação de uma grande loja de eletrodomésticos ao pagamento de indenização por danos morais a um ex-empregado, vítima de terror psicológico e pressão extrema no trabalho. O reclamante relatou que, quando não conseguia alcançar as metas de vendas estabelecidas, ou ficava em último lugar, era exposto vexatoriamente perante outros funcionários, recebendo o apelido de “lanterninha”, e tendo sua produtividade comparada à dos demais. Como punição, era obrigado à humilhante prática de trabalhar na “boca do caixa”, ou seja, nos fundos da loja, só podendo vender para pessoas que estivessem pagando alguma prestação.