seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Concursado em estágio probatório não pode ser demitido

“Ainda que em estágio probatório, os servidores públicos municipais, nomeados por concurso, não podem ser demitidos ou exonerados sem que sejam atendidas as formalidades legais”. Com este entendimento, relatado pelo desembargador Leobino Valente Chaves, a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás manteve sentença do juízo da comarca de Minaçu, que julgou procedentes os pedidos de anulação dos decretos de desligamento dos quadros da administração municipal de Minaçu dos servidores Henrique Alves do Couto e Valdeir Monteiro de Lima, com a reintegração dos autores aos respectivos cargos. A decisão, unânime, foi tomada em duplo grau de jurisdição (remessa obrigatória à instância superior quando trata de decisões que envolvem o poder público) tendo a Corte excluído a condenação do referido município nas custas processuais. O relator ponderou que os atos foram praticados em absoluta afronta aos princípios constitucionais da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal.

Estudante acusado de estupro pede HC no Supremo

O estudante G.C. ajuizou no Supremo, liminarmente, pedido de Habeas Corpus (HC 87706) contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou, anteriormente, pedido de liminar para trancamento da ação penal instaurada pelo Ministério Público. O estudante é acusado pelo crime de estupro.

Justiça nega pedido para aumentar cota americana de exportação do açucar

O presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, desembargador federal Francisco Cavalcanti, negou o pedido de liminar do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçucar/PE), para aumentar a cota americana de exportação de açúcar nesse estado de 75 mil para 90 mil toneladas.

TRT-SP não julga processo de estrangeiro contra filial de empresa brasileira

Para os juízes da 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP), o trabalhador estrangeiro que presta serviço para empresa brasileira no exterior não pode ajuizar processo trabalhista no Brasil. Este entendimento foi firmado no julgamento do Recurso Ordinário de um ex-empregado da VASP Viação Aérea de São Paulo.

Comércio de Esteio poderá abrir sábados à tarde e domingos de janeiro e fevereiro

Está suspensa a legislação que veda o comércio lojista aos sábados à tarde e aos domingos, durante os meses de janeiro e fevereiro de cada ano. A liminar foi concedida pelo Desembargador Wellington Pacheco Barros, do TJRS, a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas de Esteio.

Contas do Judiciário passam do BEC para o BB

Por causa da venda do Banco do Estado do Ceará (BEC) para o Bradesco, as contas que o Judiciário Estadual mantinha no BEC passaram para o Banco do Brasil. Foram transferidas para o BB as contas dos depósitos judiciais, de arrecadação do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Judiciário (Fermoju) e dos depósitos de fiança criminal, dentre outras como a da Creche Felisbela Benvinda e do Parque Gráfico.

Gorjeta voluntária também é salário

Não existe diferença entre a gorjeta oferecida voluntariamente pelo cliente ao garçom e aquela cobrada na nota de serviço do restaurante. Este é o entendimento da 6ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, aplicado no julgamento de Recurso Ordinário do Restaurante Il Faro Ltda.

Banco deverá indenizar correntista por depósitos com envelope

Correntista deve ser indenizada porque cheque foi devolvido por insuficiência de fundos em razão de banco não ter processado depósitos feitos por meio de envelope em caixa eletrônico. Por unanimidade, a 9ª Câmara Cível do TJRS confirmou a condenação do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).

Ausência de recolhimento de tributo não gera responsabilidade solidária do sócio

O redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente da empresa só é cabível quando comprovado que ele agiu com excesso de poderes, infração à lei ou contra o estatuto, ou na hipótese de dissolução irregular da empresa.