seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

ACM deverá explicar declarações feitas contra desembargadores baianos

O senador Antônio Carlos Magalhães (PFL/BA) (foto) vai prestar esclarecimentos sobre afirmações que teriam atingido a honra de desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA). A ministra Ellen Gracie, presidente em exercício do Supremo, deferiu o pedido de interpelação judicial feito pelos magistrados baianos em duas ações (Petições 3587 e 3588). Uma delas foi ajuizada pelo então presidente do Tribunal de Justiça, Carlos Alberto Dultra Cintra, e a outra por um grupo de 23 desembargadores do TJ/BA.

Promotor francês desiste de processar acusados de eutanásia

A promotoria pediu o arquivamento do processo aberto com a morte de um jovem tetraplégico, que tinha reivindicado o direito de morrer e cujo falecimento, provocado por injeção letal, relançou na França o debate sobre a eutanásia. Vincent Humbert, cego e paralítico após um acidente, morreu aos 22 anos, em setembro de 2003, no hospital de Berck-sur-Mer (norte), depois que o médico Fréderic Chaussoy desligou o respirador e lhe aplicou uma injeção, já que os barbitúricos administrados na véspera por sua mãe, a pedido do jovem, tinham-no deixado em estado de coma.

Nem sempre é possível impedir inscrição de devedor em cadastro quando ação está na Justiça

A inscrição do nome do devedor nos cadastros, quando a dívida está sendo discutida judicialmente, só deve ser impedida se demonstrado o efetivo reflexo da ação revisional sobre o valor do débito – e desde que seja depositada ou prestada caução sobre o valor a respeito do qual não há controvérsia.

Negada liminar à empresa de instalação de banheiros que pedia isenção de ICMS

O presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Antônio de Pádua Ribeiro, indeferiu liminar proposta pela empresa Rivoli Tecna Ltda, que pedia a completa isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as atividades de construção e instalação de banheiros.

Tribunal de Contas não vai tolerar desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal

Prefeitos que não cumprirem todos os dispositivos da lei terão contas rejeitadas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) promete agir com extremo rigor em 2006 e rejeitar contas de prefeitos que desrespeitarem qualquer dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em 2005, o órgão não levou em conta algumas falhas na gestão orçamentária e fiscal de administradores paraibanos que, por um motivo ou outro deixaram de cumprir a LRF.

Pesquisa revela que só 46,43% das multas trabalhistas são pagas

Somente 46,43% das multas trabalhistas aplicadas no país nos últimos cinco anos são pagas pelos empregadores. Levantamento inédito feito a pedido do GLOBO pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostra que em 13,10% dos processos nos quais há aplicação de multa o dinheiro simplesmente não entra.

Justiça só apanha os pequenos corruptos

A maioria trabalha na GNR e «vende-se» por menos de 100 euros, revela estudo. Corruptores são, na sua maioria, pessoas de elevada escolaridade e que ocupam cargos de chefia no sector privado. Sector da construção civil foi o que mais corrompeu. Mas a iniciativa parte, em regra, da pessoa que recebe as «luvas»

Juízes filipinos ameaçados de morte poderão andar armados

Decisão vem após assassinato do magistrado Henrick Guingoyon

A Suprema Corte das Filipinas autorizou hoje os juízes do país de terem porte de armas no caso de receberem ameaças de morte, após o assassinato no sábado em um município da região da capital do magistrado Henrick Guingoyon.

OAB-PA envia decisão sobre Defensor à Procuradora

A Seccional do Pará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) encaminhou à procuradora Geral da Defensoria Pública no estado, Anelyse Freitas de Oliveira, a decisão recente do Conselho Federal da entidade que reconhece ao defensor público a possibilidade de advogar contra a Fazenda Pública que os remunere.