seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Morre em São Paulo o ministro Franciulli Netto

Foram 38 anos dedicados à magistratura, seis dos quais no Superior Tribunal de Justiça (STJ), tribunal que hoje se despede definitivamente de um dos seus membros mais queridos: o ministro Franciulli Netto (foto). O ministro, que se aposentou no dia 16 de novembro, faleceu hoje em São Paulo, vítima de câncer. Ele deixa a esposa, Maria Thereza Oriente Franciulli, e os filhos, Paulo Oriente Franciulli, Ana Rita Oriente Franciulli e Domingos Sávio Oriente Franciulli. Na última vez que esteve em visita à Paraíba, o ministro Franciulli Netto proferiu uma palestra na UNIPÊ e depois jantou com o desembargador Marcos Souto Maior e o juiz Aluizio Bezerra no restaurante Adega do Alfredo.

Começa julgamento de mais um acusado de participar da morte de juiz

A Justiça de Vila Velha iniciou, por volta das 14h30, o julgamento de Fernandes de Oliveira Reis, o Fernando Cabeção, mais um acusado de intermediar a morte do juiz Alexandre Martins. Ainda no início da tarde o réu foi interrogado. A previsão inicial era de que os trabalhos começassem ao meio dia. Cabeção chegou ao Fórum por volta de 12h30, escoltado por policiais do Batalhão de Missões Especiais (BME).

Certidão de dívida ativa sem especificações do débito tem defeito insanável

É nula Certidão de Dívida Ativa (CDA) decorrente de Auto de Lançamento que não especifica, mês a mês, os fatos geradores do débito. A ausência dessas informações resultou em anulação de CDAs movidas pelo Município de Caxias do Sul contra Palermo Camping S.A., com extinção de sua execução. A decisão é da 2ª Câmara Cível do TJRS, provendo apelação da empresa em embargos à execução fiscal, referente à multa de natureza não-tributária e ISSQN relativo ao exercício de 1995 a 1999.

Sustento dos filhos deve ser provido por um dos pais quando o outro for incapaz

Pai deve prover sustento integral do filho quando a mãe é incapaz economicamente, não existindo responsabilidade solidária com os avós. Esse entendimento unânime, em negar provimento a recurso de apelação interposto pelo genitor, provém da 7ª Câmara Cível do TJRS.

Velloso entrega também a Renan proposta sobre cirmes eleitorais

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Mário Velloso, entregou na manhã desta segunda-feira ao presidente do Senado, Renan Calheiros, uma proposta destinada à revisão dos delitos eleitorais e dos processos abertos em decorrência dessa modalidade de crime. O objetivo das mudanças é inibir a prática de caixa dois nas campanhas eleitorais, mas nem todas as mudanças previstas podem ser aplicadas já a partir das próximas eleições.

Comitiva da OAB organiza, em Salvador, 50º congresso da UIA

Uma comitiva liderada pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, estará em Salvador (BA) até a próxima quinta-feira (24), em visita técnica preparatória do 50º Congresso Mundial da União Internacional de Advogados (UIA), que ocorrerá em novembro de 2006 naquela capital. A comitiva irá checar a infra-estrutura local para o evento, fará visitas a autoridades locais e se reunirá com membros da organização do congresso. São esperados cerca de 1.500 representantes de mais de 80 países.

Empregado que entrou em frigorífico 30 vezes por dia ganha adicional

A 1ª Turma do TST (Tribunal Superior do Trabalho) rejeitou recurso do Grupo Pão de Açúcar (Companhia Brasileira de Distribuição) e manteve a condenação imposta em segunda instância relativa ao pagamento de adicional de insalubridade a um empregado exposto a variações bruscas de temperatura decorrentes de entrada e saída de câmara frigorífica várias vezes ao dia. A relatora do recurso foi a juíza Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro.

Tribunais vão ao STF para manter nepotismo

Os presidentes dos tribunais estaduais de Justiça preparam uma ação para tentar derrubar no STF (Supremo Tribunal Federal) a resolução que proibiu o nepotismo no Judiciário. Baixada em 18 de outubro pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), a resolução veda novas contratações e fixa prazo de 90 dias para a demissão dos parentes já empregados.

Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos será lançada hoje no Rio

Será oficialmente lançada hoje, pela Amatra 1 (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho do Estado do RJ), a Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos.