seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

STJ: Prestações da casa própria pelo PES devem observar salário real do mutuário

As prestações reajustadas pelo Plano de Equivalência Salarial (PES) devem considerar o salário real do mutuário incluídas as vantagens pessoais incorporadas definitivamente sobre esse montante. Com essa conclusão, a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu o recurso do Banco Itaú S/A contra os mutuários João Paulo e Tânia Maria Souza, do Rio Grande do Sul. A relatora do recurso, ministra Eliana Calmon, lembrou ser este o entendimento firmado na Primeira Seção do STJ (que reúne as Primeira e Segunda Turmas).

TJMG autoriza farmácia a funcionar ininterruptamente

As farmácias e drogarias podem funcionar ininterruptamente para melhor servir à comunidade. Esse é o entendimento da Sétima Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que julgou improcedente a apelação movida pela empresa João Motta Cia Ltda. Ela se sentiu lesada pelo fato de algumas farmácias do município de Coromandel estarem abrindo fora do horário estipulado pela legislação municipal e concorrendo com outras que foram escaladas para funcionarem em horário de plantão.

Justiça mantém cobrança da assinatura básica do telefone em São Paulo

O 1º Tribunal de Alçada de São Paulo derrubou nessa sexta-feira (31) a liminar que proibia a Telecomunicações São Paulo S.A. (Telefônica) de cobrar, a partir de fevereiro, tarifa mensal de assinatura. Cerca de 13 milhões de consumidores são atendidos pela Telefônica no estado de São Paulo. A liminar que proibia a cobrança havia sido concedida na última quinta-feira (30) pela juíza Maria Lúcia Pizzotti Mendes, da 32ª Vara Cível, acatando pedido da Associação Nacional de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Anadec).

A redução do Imposto de Renda dos profissionais liberais

Os profissionais liberais, como médicos, dentistas, advogados, professores, etc…, que recebem seus honorários de clientes pessoas físicas residentes no Brasil ou no exterior pelos serviços prestados, deverão se valer obrigatoriamente da sistemática do “carnê-leão” que, certamente, terão facilitada a elaboração de sua declaração e da redução do imposto de renda.

STF suspende bloqueio de recursos financeiros de município

Os funcionários públicos do município de Mucuri, na Bahia, terão garantido o pagamento de seus salários e benefícios. Em decisão proferida na tarde desta quarta-feira (29/12), o Supremo Tribunal Federal concedeu uma liminar que suspende o bloqueio de recursos financeiros da cidade baiana.

Créditos de celulares pré-pagos não podem ter prazo de validade

O STJ confirmou uma liminar concedida pelo TRF da 5ª Região (Recife) que acaba com o prazo de validade para a utilização dos créditos de celulares pré-pagos em todo o País. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (17), pelo STJ, logo após o ministro Edson Vidigal ter confirmado uma liminar concedida ao Ministério Público Federal

Alívio com correção do IR é maior para quem tem filho na escola

A decisão do Ministério da Fazenda de corrigir em 10% tanto as faixas de renda da declaração do Imposto de Renda (IR) como os limites para deduções poderá significar uma economia anual de até R$ 550,05, dependendo do salário recebido pelo contribuinte e se ele tem ou não dependentes e despesas com instrução.

Portadores de doenças hepáticas graves terão isenção do Imposto de Renda

O Diário Oficial da União desta sexta-feira (31) publicou lei que inclui as doenças hepáticas graves na lista de enfermidades que justificam a isenção do imposto de renda. Antes o benefício era concedido a aposentados ou reservistas com cardiopatia grave, doença de Parkinson, câncer ou aids. Os maiores beneficiados com a nova lei são os portadores de hepatite B e C. Estimativas do Ministério da Saúde mostram que pelo menos 1% da população adulta está infectada por um dos vírus da doença.

Tribunal de Justiça de Goiás pagará 4.401 precatórios

O Departamento de Precatórios da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás (Depre) informou que serão pagos 4.401 precatórios de até 40 salários mínimos aos filiados do Sindifisco, Associação dos Pensionistas da Polícia Militar e Bombeiros e Associação dos Militares Inativos de Goiás, totalizando R$ 7.437.031,94. Na Paraíba, os precatórios estão congelados desde 2003. A Justiça quando não indefere os seqüestros requeridos, as decisões deferindo não são cumpridas. É a parceria da inadimplência entre a justiça e o governo do estado, que juntos desrespeitam à Constituição Federal e negam os direitos dos credores, quer alimentícios ou aqueles parcelados pela própria Carta Política.