seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

TST denuncia à OAB “impropriedades” de advogado em recurso

A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho decidiu remeter à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cópia do recurso de revista no qual um advogado radicado em Santa Catarina lança dúvidas sobre a idoneidade moral de um juiz do Trabalho, por ter utilizado laudo elaborado por um perito que já havia prestado serviços à empresa envolvida na demanda trabalhista. Para o ministro relator do recurso, Ives Gandra Martins Filho, as palavras utilizadas pelo profissional em seu recurso são “injuriosas”, na medida em que lançam dúvidas sobre a postura ética do magistrado de primeiro grau. Uma cópia do recurso será encaminhada também ao juiz ofendido.

STJ mantém ressarcimento de construtora a comprador por não entregar imóvel no prazo

Construtora tem que indenizar compradores de imóvel pelo atraso na entrega e defeitos de acabamento. O entendimento da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é que a construtora deve ressarcir integralmente os valores pagos pelo comprador, mas tais valores devem ser corrigidos pelo índice contratual apenas até o ajuizamento da ação. Daí em diante tais valores devem ser atualizados pelo INPC.

Beacon Hill: Juiz de Curitiba já condenou doleiro a sete anos de prisão

O juiz Sérgio Fernando Moro, titular da 2 Vara, tem sido implacável no combate à lavagem. Moro já condenou Alberto Youssef, um dos maiores doleiros do país, a sete anos de prisão por movimentações financeiras ilegais. As transações de doleiros brasileiros com a Beacon Hill têm surpreendido os técnicos à medida que se aprofunda a análise dos números obtidos a partir da quebra do sigilo bancário da empresa americana.

Fábrica de fogos terá de indenizar por morte de funcionário

A fábrica de fogos de artifício Artesanato de Fogos Vulcão Ltda, de Minas Gerais, foi condenada a indenizar por danos morais a viúva de um ex-funcionário, morto na explosão de um dos barracões de manipulação de pólvora para confecção de foguetes. O valor da indenização é de R$ 48 mil. A decisão é da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Alçada do estado, que também condenou a empresa ao pagamento de pensão mensal de 1/3 dos vencimentos de Antônio de Souza por danos materiais.

Associação de advogados renova um terço de seu Conselho

Os membros da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) renovaram, nesta quinta-feira (2/11), um terço do Conselho da entidade. A eleição, de chapa única, resultou na renovação de três conselheiros: Dina Ferreira Lima Cardoso, José Luís de Oliveira Lima e Roberto Parahyba de Almeida Pinto.

Encontro discute cooperação judiciária na área do Mercosul

A cooperação judiciária entre os países do Mercosul será o ponto principal a ser debatido durante o primeiro Encontro Internacional de Juízes de Fronteiras. O evento, que está sendo organizado pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), acontece em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 06 e 08 de dezembro.

Vereadores terão de devolver aumento indevido de salário

Os vereadores de Parnaíba, no Mato Grosso do Sul, terão de restituir aos cofres públicos a diferença de subsídios recebidos indevidamente. O Tribunal de Justiça do estado declarou inconstitucional a medida parlamentar que fixou a remuneração mensal de cada vereador em cinco milésimos sobre a receita do município. A resolução seria aplicada na legislatura atual.

ABI pede punição de agressores de fotógrafo

O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, enviou cartas ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e aos governadores da Bahia, Paulo Souto, e do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, pedindo a apuração rigorosa das denúncias de agressões sofridas pelo fotógrafo Cassiano de Souza, da revista “Caras”, no último fim de semana. Em queixa registrada na Coordenadoria de Polícia de Ilhéus, o fotógrafo contou que foi mantido em cárcere privado, agredido e obrigado a ficar nu por ter fotografado a modelo Luma de Oliveira e o seu namorado, o policial Sigmar de Almeida, no Txai Resort, em Itacaré, no Sul da Bahia.

Receita Federal notificará clientes de doleiros que usaram Beacon Hill

Na maior e mais detalhada devassa fiscal em curso no país, a Receita Federal identificou e vai notificar quatro mil clientes de doleiros brasileiros que fizeram transações financeiras supostamente clandestinas com a Beacon Hill, empresa acusada de controlar um dos maiores esquemas internacionais de lavagem de dinheiro com sede em Nova York. Pelos cálculos de técnicos da Receita, o aperto da fiscalização resultará em mais de R$ 1 bilhão em impostos e multas só nesta fase inicial.