seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Cartão retido em caixa eletrônico e usado por terceiros leva banco a indenizar titular

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Alçada de Minas Gerais condenou o Banco Abn Amro Real S.A. a indenizar, por danos materiais e morais, o cliente Raimundo Eustáquio dos Reis, que teve seu cartão retido em Banco 24 horas, sendo ele utilizado por terceiros, causando-lhe prejuízos e a inscrição de seu nome em cadastros de inadimplentes. Segundo os autos, Raimundo utilizava o caixa eletrônico do “Banco 24 horas”, localizado no supermercado Carrefour, de Contagem, no dia 5 de outubro de 1995, quando seu cartão foi retido pela máquina. O cliente ligou então para o banco, que o instruiu a retirar o comprovante de retenção do cartão e depois contactar a central de São Paulo. Feito isso, Raimundo teve de São Paulo a resposta de que o cartão que ficou retido seria destruído pela própria máquina e por isso não deveria se preocupar, informando também que num prazo máximo de 10 dias receberia novo cartão.

Título executivo estrangeiro é válido no Brasil

“O conhecimento de transporte internacional por rodovia, regularmente emitido e recebido, tendo por motivo fatura mercantil com preço em dólares norte-americanos, regularmente traduzido e convertido ao real, é considerado título executivo extrajudicial pela legislação da Argentina, com força executiva no Brasil, conforme artigo 585, § 2º, do Código de Processo Civil”. Com este entendimento, a 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça gaúcho julgou, em 13/10, executáveis no Brasil as faturas apresentadas pela empresa argentina Cattorini Hermanos S/A contra o Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo de Garibáldi, RS.

Advogados do povo: Defensoria Pública é responsável pela inclusão social

Os Defensores públicos são responsáveis por 80% dos processos que tramitam nas varas de família e 90% nas varas criminais. A Defensoria pública, responsável por possibilitar o acesso da população carente à Justiça, promovendo a inclusão social. Entre cem brasileiros, 77 possuem renda mensal de zero a dois salários mínimos. Na Bahia, em particular, dados do censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as pessoas nessas condições somam 66% da população do estado. É justamente com o objetivo de beneficiar essa fatia populacional que existem as defensorias públicas – órgãos oficiais que prestam atendimento jurídico gratuito a quem não tem condições de pagar advogados particulares.

TJ-SP deverá contratar 3 mil estagiários nos próximos meses

O Tribunal de Justiça de São Paulo contratou em setembro deste ano 375 estagiários de nível médio e 66 de nível superior. De acordo com o juiz Carlos Ortiz Gomes, assessor da presidência do TJ, e um dos coordenadores do projeto, no total serão preenchidas 2.500 vagas de nível médio e 500 de nível superior.

Eleição em Campos (RJ) : Juíza pode anular resultado

Campos – A Justiça de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, deve julgar antes da posse do novo prefeito as denúncias de irregularidades envolvendo os dois candidatos que disputaram o segundo turno e que podem anular a eleição na cidade. Apesar de Carlos Alberto Campista (PDT) ter vencido o adversário Geraldo Pudim (PMDB) com 54,58% dos votos, a juíza Denise Appolinária ainda vai julgar o pedido de impugnação dos dois candidatos feito pelo Ministério Público. A juíza afirmou que pretende julgar o caso até a diplomação do prefeito eleito, em dezembro.

Natal: Juíza proíbe doces com formas eróticas

Juíza da Vara da Infância e Juventude de Mossoró (RN), Fátima Maria Costa Soares de Lima, tomou uma decisão inusitada e inédita no Brasil a partir de um pedido incomum feito por uma mãe. Em sentença, ela determinou que não fossem servidos numa festa de aniversário doces em forma de vagina, seios, pênis e nádegas.

Petista diz que processará juízes de Mato Grosso

CUIABÁ (MT). O candidato derrotado à Prefeitura de Cuiabá, Alexandre César (PT), anunciou ontem que vai entrar com representação no Tribunal Superior Eleitoral contra membros do Judiciário de Mato Grosso que, segundo ele, teriam beneficiado o tucano Wilson Santos, eleito com 52,85% dos votos. — Vou até as últimas instâncias. A Justiça saberá apurar as responsabilidades — disse o petista, que não pretende contestar o resultado da eleição.

Morte na penitenciária será indenizada

Em decisão unânime, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná condenou o Estado a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil (R$ 25 mil para cada um) a João Maria Rodrigues e Dionatans Silva Rodrigues, pai e filho de preso assassinado durante briga na Penitenciária Central do Estado, em Piraquara. Os dois irão receber, também solidariamente, dois terços do salário mínimo – para Dionatans, até completar 25 anos e para João Maria, até a data em que o filho morto completaria 65 anos.