seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Prova testemunhal se sobrepõe à documental em ação de usucapião

Demonstrado nos autos o exercício da posse mansa e pacífica de imóvel, por mais de 20 anos, sem qualquer oposição e interrupção, é procedente a ação de usucapião. O entendimento é da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que considerou a prova produzida, especialmente a testemunhal, para conceder o direito à propriedade, mantendo a sentença de 1º Grau. Para o Colegiado a prova testemunhal prevaleceu à documental, “porque a posse é situação de fato”.Os impetrantes do recurso argüiram a ocorrência de irregularidades processuais, pela ausência da citação de interessados, e pretendiam que fosse declarada a nulidade do usucapião. De acordo com o relator do processo, Juiz-Convocado ao TJ Heleno Tregnago Saraiva, “tratam-se de alegações meramente procrastinatórias”, porque a citação foi realizada a todos, inclusive por edital.

STJ: Preso que freqüenta estudo formal tem direito a redução da pena

O condenado que freqüenta estudo formal tem o direito de remir (resgatar) parte do tempo de execução da pena. Com esse entendimento, os ministros da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negaram, por unanimidade, provimento a recurso especial do Ministério Público de São Paulo que pedia o cancelamento de decisão da Justiça de segunda instância que concedera o benefício a um preso matriculado em curso supletivo.

Montadoras de veículos podem pleitear restituição de IPI

As montadoras de veículos podem pleitear a restituição do IPI Imposto sobre Produto Industrializado pago a maior. A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça indeferiu o pedido da Fazenda Nacional contra decisão que considerou que há relação entre as montadoras de automóveis e o fisco.

MPF pede que STF instaure inquérito contra deputado federal

O ex-prefeito do município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, e atual deputado federal Roberto Bornier de Oliveira, está sendo acusado de prática de crimes de responsabilidade e irregularidades em licitação. O Ministério Público Federal entrou com pedido de instauração de Inquérito no Supremo Tribunal Federal.

Contas de Doutor Júnior voltam à pauta do TCE

A prestação das contas de 2002 do prefeito de Cabedelo José Ribeiro Farias Júnior – retirada da sessão passada a pedido do relator Flávio Sátiro para anexação de documentos – retorna, nesta quarta-feira, à pauta de julgamentos do Tribunal de Contas do Estado.

Preso que freqüenta supletivo pode diminuir parte da pena

O condenado que freqüenta estudo formal tem o direito de remir (resgatar) parte do tempo de execução da pena. Com esse entendimento, os ministros da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça negaram, por unanimidade, o pedido do Ministério Público de São Paulo que pretendia cancelar a decisão da Justiça de segunda instância que concedeu o benefício a um preso matriculado em curso supletivo.

Correntista deve provar culpa de banco em saque indevido

O uso do cartão magnético com sua respectiva senha é exclusivo do correntista. Portando, cabe a ele, em caso de eventuais saques irregulares na conta, a prova de que o banco agiu com negligência, imperícia ou imprudência na entrega de dinheiro.

ANTT continua impedida de fiscalizar empresas de ônibus

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está impedida de fiscalizar empresas de ônibus que não cumprem benefícios assegurados pelo Estatuto do Idoso. A decisão é do Superior Tribunal de Justiça. Em sessão extraordinária na tarde desta segunda-feira (25/10), a Corte Especial manteve a decisão do presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, negando provimento ao recurso da ANTT.

TC inicia treinamento dos novos estagiários

Os 28 universitários aprovados no concurso realizado em agosto para estágios remunerados no Tribunal de Contas da Paraíba vão receber treinamento de dois dias para que sejam informados da origem, história, estrutura, competências e atribuições da Corte.