seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

STJ: Cancelamento de registro é resultado de ação de investigação de paternidade

O cancelamento do registro será sempre uma simples conseqüência do resultado da ação de investigação de paternidade. Com esse entendimento, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ/PR) na ação de investigação de paternidade proposta por K., que confirmou a anulação de seu registro civil.

TJMG determina indenização por corte de água

A Sétima Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve condenação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município de Governador Valadares ao pagamento de indenização por danos morais a Milton Antônio Lara pelo corte indevido do fornecimento de água. A indenização foi fixada em 100 vezes a conta de água e esgoto de março de 2002, cujo valor foi de R$ 47,39.

STJ: Prioridade cronológica de precatório é estabelecida a partir da saída da Corte de Justiça

A fila de pagamento de precatório é formada a partir de sua saída da Corte de Justiça para o órgão pagador, com ressalva para os créditos alimentares e os de pequeno valor, que formam outras listas cronológicas. Esse foi o entendimento da ministra Eliana Calmon, da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao julgar três recursos ordinários em mandado de segurança que estavam sob sua relatoria (RMS 18280, RMS 18375 e RMS 18449). Seus votos foram seguidos por unanimidade na Segunda Turma.

Ipergs deve pagar pensão para idosa enquanto tramitar ação

Idoso deve receber pensão integral mesmo enquanto ainda tramita a ação de revisão dos valores a serem pagos. O entendimento é da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Justiça condena UNI-BH a indenizar deficiente visual

A UNI-BH está obrigada a indenizar a deficiente visual Leila Diniz da Cruz, por danos morais, em R$ 8.500. A universidade cometeu um equívoco durante a apuração de respostas dadas pela candidata na prova do vestibular. O erro gerou e perda da vaga na universidade. A decisão é da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Alçada de Minas Gerais. Cabe recurso.

Menor de 18 anos se elege vereador na Paraíba

A cidade de Emas, na Paraíba, é o município que elegeu o candidato mais jovem do país. Orlando Dantas de Souza, de 17 anos, foi eleito vereador pelo PSDB, com 167 votos, ou 7,16% dos válidos.

Maioridade não extingue pensão alimentícia, decide TJ-GO

A obrigação de pagar pensão alimentícia não deve ser interrompida em razão da maioridade. Os pais têm a obrigação de prestar assistência aos filhos maiores necessitados.

TRT de Mato Grosso do Sul elege novos dirigentes

Os juízes Nicanor de Araújo Lima e Amaury Rodrigues Pinto Junior foram eleitos presidente e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul para o biênio 2005/2006. A eleição ocorreu na semana passada. A posse dos novos dirigentes do TRT-MS está marcada para o dia 9 de dezembro de 2004.

Brahma aproveita de erro do TRT-RJ e é condenada por má-fé

A Companhia Cervejaria Brahma foi condenada ao pagamento de multa por litigância de má-fé. A empresa tirou proveito de um erro material no acórdão do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (1ª Região) para alegar que o direito de ação de um ex-empregado aposentado estava prescrito.