seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

STJ: Decisão sobre anulação de contrato de venda de imóvel de luxo no Rio é mantida

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão que anulou escritura de promessa de compra e venda de imóvel “luxuosíssimo” na capital carioca, por erro entre o preço e o valor da venda. O relator, ministro Fernando Gonçalves, ressaltou que a Lei n. 1.521/51, cuidando de reprimir a usura real, considerou lesão “o negócio praticado com dolo de aproveitamento, consistente no abuso de premente necessidade, inexperiência ou leviandade da vítima”.

Associação de magistrados questiona no STF atraso de vencimentos do Judiciário da Paraíba

A Associação dos Magistrados da Paraíba (AMP) impetrou Ação Originária (AO 1107) no Supremo Tribunal Federal (STF) em que requer o pagamento de vencimentos atrasados dos servidores do Judiciário paraibano. A entidade afirma que desde dezembro do ano passado a maioria dos vencimentos não vem sendo paga na data correta, e que a partir de julho deste ano o atraso computado vem sendo de um mês.

Marco Aurélio vai ouvir entidades no caso da anencefalia

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio, resolveu ouvir as entidades que pediram para participar como amicus curiae e outras especializadas em pediatria, ginecologia, cirurgia e obstetrícia no caso da anencefalia, em uma audiência pública.

Ajufe discorda de ministro e diz que CNJ não resolve greves

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, juiz Jorge Maurique, criticou a manifestação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, de que somente o Conselho Nacional de Justiça, a ser criado com a aprovação da Reforma do Judiciário no Senado, poderá resolver crises provocadas pelas greves dos servidores da Justiça, a exemplo da ocorrida na Justiça estadual de São Paulo e que durou 91 dias.

Editor também responde por dano moral causado por repórter

Os editores, redatores, entrevistados e fontes, quando identificadas, devem responder solidariamente pelos danos causados à reputação e à honra da pessoa atingida pela matéria.

TJ-SC manda prefeitura indenizar servidor por danos

A prefeitura do Rio do Oeste, Santa Catarina, está obrigada a indenizar o servidor Alcindir Vanderlinde, por danos morais e materiais, em R$ 7,6 mil. Motivo: o servidor foi vítima de perseguição política pela administração municipal durante seis meses, em 1997. Ainda cabe recurso da decisão da 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça catarinense.

Empresa do Rio é condenada por revistar empregado nu

A empresa American Bank Note Company Gráfica e Serviços Ltda está obrigada a indenizar um empregado por obrigá-lo a ficar nu em corredor espelhado para fazer revista visual.

STJ: Acordo extrajudicial firmado pelos pais em nome de menores pode ser contestado

Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a não-extinção do processo em que Daniela Gavioli Ferreira pede indenização por danos materiais e morais à Real Expresso Ltda, em decorrência do falecimento do pai, Nelson dos Santos Ferreira, em acidente ocorrido com ônibus de propriedade da empresa. O processo havia sido extinto pelo juiz da 5a Vara Cível do Foro Regional de Santo Amaro.

Privação de parcelamento é, no mínimo, incoerente

Até o dia 30 de setembro, as empresas que optaram pelo Sistema Integrado de Impostos e Contribuições das microempresas e empresas de pequeno porte (Simples) — que possuem débitos em aberto, declarados ou não, ajuizados ou em dívida ativa — podem, excepcionalmente, requisitar à Secretaria da Receita Federal a possibilidade de pagá-los de forma parcelada.