seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

STJ: Empresas de economia mista são obrigadas a licitar prestação de serviços

Empresas de economia mista – de capital público e privado – têm de se sujeitar às regras de licitação pública, mesmo explorando atividade exclusivamente econômica e sendo regidas pelo direito privado. Foi o que reafirmou a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao analisar recurso especial interposto pelo Ministério Público do Paraná contra acórdão do Tribunal de Justiça daquele estado (TJPR) que permitiu a continuação de contrato, feito sem licitação, entre o Banco do Estado do Paraná e o escritório de advocacia Professor João Regis Fassbender Teixeira, sediado em Curitiba.

Justiça Eleitoral concede direito de resposta a secretário de Marta

A Justiça Eleitoral concedeu ontem direito de resposta no horário eleitoral gratuito ao secretário municipal da Saúde, Gonzalo Vecina, por ter sido chamado de “Papai Noel”, dom Pedro 2º e Napoleão Bonaparte pelo candidato do PTC a prefeito, Ciro Moura. Cabe recurso ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

TSE nega liminar que tentava impedir TRE do Rio de listar inelegíveis

O ministro Gilmar Mendes, do (TSE) Tribunal Superior Eleitoral, negou nesta quarta-feira a liminar pedida pelo candidato a vereador pela cidade do Rio de Janeiro, João Ferreira Nascimento, que tentava impedir a impugnação das candidaturas de pessoas que têm ações criminais contra si correndo na Justiça.

Cresce número de ações para julgamento no TSE

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) retoma hoje, a partir das 19h, as sessões extraordinárias de julgamento das ações referentes às eleições municipais deste ano. Em menos de uma semana, praticamente duplicou o número de processos na fila de julgamentos.

Depoimento de Maluf, acusado de injúria pelo MP, é adiado

O depoimento do candidato do PP à prefeitura de São Paulo, Paulo Maluf, à Justiça foi adiado para o dia 20 de outubro, às 15 horas. A audiência é para apurar a acusação de crime de injúria, previsto nos artigos 326 e 327 do Código Eleitoral.

Edson Vidigal mantém contratos de empresas de telefonia

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Edson Vidigal decidiu manter os contratos entre a prefeitura de Ipatinga, Minas Gerais, e a Telemar Norte Leste S/A e a TNL PCS/AS, para prestação de serviços telefônicos locais e serviço móvel pessoal terrestre e interesse coletivo.

Empresa não consegue liberar venda de arroz apreendido

A empresa Arroz Predilecto Indústria e Comércio está proibida de vender seu arroz da marca Celeiro, como se fosse Tipo 1. A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais rejeitou recurso da empresa, que pretendia garantir a venda do lote 008/2003, que foi apreendido em todo estado.

TC bloqueia contas bancárias de 25 Câmaras e Prefeituras

O Tribunal de Contas da Paraíba determinou o bloqueio das contas bancárias de 25 Prefeituras e Câmaras Municipais que deixaram de apresentar a seu exame os balancetes de julho passado.

Acordo pode prevalecer sobre jurisprudência do TST

Convenções coletivas com condições mais benéficas aos trabalhadores podem prevalecer sobre a jurisprudência da Justiça do Trabalho. O entendimento é da Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho.