seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

STJ: Ex-cônjuge tem direito sobre créditos trabalhistas se originado antes da separação

Para fins de partilha, o patrimônio a ser considerado é o existente no momento da separação. Tratando-se de regime de comunhão universal de bens, contudo, os proventos mensais do trabalho de cada cônjuge ou de ambos, recebidos e vencidos no decorrer do casamento, ingressam no patrimônio comum do casal, pois lhe servem ao sustento cotidiano, ainda que a percepção se dê após à separação. Essa é a conclusão, por a maioria, da 3ª Turma do STJ, reconhecendo a possibilidade de sobrepartilha dos créditos trabalhistas nascidos durante o casamento e percebidos depois de sua ruptura.

STJ: Regras do edital não podem ser modificadas no decorrer do concurso

É impossível, no decorrer do concurso, as regras do edital serem modificadas, resultando daí inaceitável quebra do princípio da igualdade que deve proteger todos os candidatos. Com esse entendimento, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) assegurou a nomeação, posse e exercício da função de psicóloga do Fórum Cível de Cuiabá (MT) à Larissa Slhessarenko Ribeiro. A psicóloga impetrou um mandado de segurança contra o presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJ/MT), que nomeou Janete Gaspar Nogueira para o cargo, ainda que a mesma não preenchesse os requisitos de escolaridade.

TJ-RS não reconhece união estável em namoro de nove anos

Namoro de nove anos não é suficiente para definir a união como estável. O entendimento é do desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça gaúcho, que analisou ação ajuizada pela ex-namorada de um rico empresário.

Vice-presidente do TRT-15 promove audiência de conciliação

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, juiz Luiz Carlos de Araújo, estará nesta terça-feira (24/8), em São José do Rio Preto, para promover audiências de tentativa de acordo em processos trabalhistas em trâmite na região.

Confederação contesta contribuições sindicais no STF

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) ajuizou Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental no Supremo Tribunal Federal contra o desconto, em folha de pagamento, das contribuições instituídas pelos sindicatos. O desconto é determinado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, na Portaria 160/04.

Procuradores de SP devem ter verba honorária recalculada

A Prefeitura de São Paulo foi condenada a recalcular a verba honorária e o décimo terceiro salário referentes a dezembro de 2001 de 19 procuradores municipais. O valor do pagamento, somadas todas diferenças salariais, é de cerca de R$ 40 mil para cada servidor.

Produtos devem ser liberados sem pagamento de PIS e Cofins

Uma empresa do setor moveleiro de Minas Gerais garantiu liminar, na 3ª Vara Federal de Juiz de Fora, que permite o desembaraço aduaneiro de equipamentos importados para sua linha de produção sem o imediato pagamento do PIS e da Cofins sobre importação. As máquinas industriais foram adquiridas na Finlândia.

STJ suspende julgamento de indenização bilionária da Varig

O julgamento do pedido de indenização bilionária da Varig foi suspenso mais uma vez. O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Teori Albino Zavascki, pediu vista do processo. Esse pedido deve suspender por pelo menos 15 dias o julgamento do caso.

Contas de Estrela e Salomão vão ao exame do TCE

O Tribunal de Contas da Paraíba vai examinar, na sessão plenária desta quarta-feira (25), contas gerais e fiscais de 19 prefeitos e seis dirigentes de Câmaras de Vereadores. Compõem a lista o ex-prefeito João Estrela e o atual prefeito de Sousa Salomão Gadelha, que se revezaram no comando do município ao longo de 2002.