seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

STJ: Mantida decisão que condena Sabesp a indenizar dono de casa inundada

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp vai ter de pagar indenização de R$ 35 mil a Joel Pereira Farias por danos morais e materiais sofridos em junho de 2000. Na época, Farias teve sua casa inundada depois que o funcionário da empresa Drucker Gallas, que prestava serviços à Sabesp, rompeu por descuido um cano na rede de águas localizada em frente à residência, na cidade de Osasco. O ministro Teori Albino Zavascki manteve a condenação imposta pelo Primeiro Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo, negando provimento a recurso impetrado pela companhia.

Reação: taxação dos inativos não abre portas para retirada de direitos

O presidente da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), Grijalbo Fernandes Coutinho, custa a crer que a cúpula do governo Lula esteja comemorando a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a taxação dos inativos como marco que acaba ‘com o mito da cláusula pétrea do direito adquirido’, a fim de possibilitar a realização das reformas sindical e trabalhista, ‘para o bem ou para o mal’.

STJ rejeita queixa-crime contra desembargadora do Pará

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça julgou improcedente, por unanimidade, queixa-crime contra a desembargadora Maria Helena D’Almeida Ferreira, do Tribunal de Justiça do Pará, e contra o consultor jurídico do Basa (Banco da Amazônia S/A), Deusdedith Freire Brasil.

Funcef deverá devolver 90% do valor pago por contribuinte

A Fundação dos Economiários Federais (Funcef) foi condenada a devolver a um ex-servidor 90% dos valores que ele pagou como contribuição para complementação da aposentadoria.

Mulher recebe indenização por dano à moral de marido morto

A Degraus Boutique, de Contagem, em Minas Gerais, foi condenada a pagar indenização por danos morais de R$ 6,5 mil a Celma dos Santos Mendes, por ofender a memória de seu marido, já morto. A decisão é da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Alçada. Ainda cabe recurso.

PGR apresenta parecer contra aborto de feto sem cérebro

O aborto do feto anencefálico (com ausência de cérebro) impossibilita a doação de seus órgãos saudáveis (como coração e pulmão) a outros bebês.

Banco é responsável pela compensação de cheque com assinatura divergente

A 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul entende que uma instituição financeira deve responder pelos danos morais causados a um cliente que teve seu nome inserido no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos) se falhou ao proceder a conferência da assinatura. Assim, negou provimento ao apelo do Banco Santander Meridional S.A. contra decisão que beneficiou um de seus clientes.

Justiça impede corte de energia elétrica em cidade de MG

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais confirmou nesta quinta-feira, em grau de apelação, o mandado de segurança impetrado pela Prefeitura de Martinho Campos contra ação da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), que visava cortar a energia elétrica das unidades administrativas e da iluminação pública do município.

Procurador-geral pede a STF que rejeite liminar sobre anencefalia

O procurador-geral da República, Claudio Fonteles, encaminhou ontem parecer ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a rejeição da liminar a favor da interrupção da gravidez em casos de anencefalia do feto, deformidade que impede a sobrevivência depois do nascimento.