seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Queda em praça pública gera indenização

O Município de Arapongas foi condenado ao pagamento de indenização por dano moral no valor de R$ 12 mil, mais pensão equivalente a 50 por cento do salário mínimo a Lázaro de Oliveira, que fraturou o colo do fêmur ao escorregar, em dia chuvoso, em piso inadequado para praça pública, no dia em que perdeu o emprego – 5 de maio de 99. O Município alega não ter agido com culpa e que a vítima teve conduta negligente e imprudente, além de estar desempregado demonstrando a impossibilidade de quantificar o que deixou de ganhar.

Vôo cancelado gera indenização a passageiro

Empresa aérea que não prestar o serviço a cliente que já tenha passagem comprada, e não apresentar provas excludentes de sua responsabilidade para o ocorrido, deve conceder indenização ao prejudicado. Entendeu assim a 2ª Turma Recursal Cível do Juizado Especial ao dar parcial provimento a recurso movido pela Varig S/A contra decisão do Juizado Especial Comarca de Carazinho.

Marido que abandonou o lar e levou poupança perdeu direito à partilha

Cidadão que abandonou o lar, sacando a poupança da família, não tem direito à partilha do imóvel. Essa foi a decisão unânime da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em Apelação Cível interposta pela esposa T.P.C. contra decisão que decretou seu divórcio de E.C., determinando a partilha do único imóvel do casal.

Falsos acordos desviaram heranças

A comissão interna de sindicância da Procuradoria Geral do Município (PGM) descobriu que uma das formas usadas pelo ex-procurador José Luiz para não chamar a atenção sobre irregularidades nos processos de transferência de heranças era fazer acordos com credores que, supostamente, se revertiam em vantagens para a cidade de São Paulo. O caso foi revelado pelo DIÁRIO no dia 31 de julho.

TCU condena ex-prefeito de Montalvânia (MG) por desviar verbas do PNAE

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou Belozino Pereira do Nascimento, ex-prefeito de Montalvânia (MG), ao pagamento de R$ 72.861,88, por não prestar contas dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no exercício de 2000, transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao município.

Dois julgamentos no STF preocupam governo federal

BRASÍLIA. Dois julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF) marcados para esta semana estão deixando o governo apreensivo. O primeiro é de uma ação que trata da legalidade da cobrança da contribuição previdenciária a servidores federais inativos, aprovada na reforma da Previdência. A outra pode abrir um precedente para que empresas reivindiquem na Justiça créditos referentes à compra de produtos beneficiados pela alíquota zero do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que o governo alega serem indevidos.

Ministro Luiz Fux faz palestra sobre

O ministro Luiz Fux está participando do seminário “Relativização da Coisa Julgada”, no auditório Antônio Carlos Amorim, na Escola de Magistratura localizada no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Educação e Tribunal de Justiça renovam convênio de parceria nas ações de cidadania

Cerca de 380 pessoas, entre professores da rede estadual e municipal, conselheiros tutelares e membros do Batalhão Escolar participam de um evento que irá ajudá-los a compreender, aplicar e disseminar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Tribunal inaugura Centro de Documentação

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará inaugurou ontem o Centro de Documentação e Informática do Poder Judiciário Desembargador Hugo Pereira, anexo à sede do Tribunal.