seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

MP pernambucano pede Habeas Corpus no STF para afastar a lentidão da Justiça

O Ministério Público de Pernambuco (MP/PE) impetrou dois Habeas Corpus (HC 84407 e 84408), no Supremo Tribunal Federal (STF), em favor de quatro pessoas que estão presas preventivamente há mais de um ano, por decisão da 10ª Vara criminal da comarca de Recife. Ellen Gracie e Sepúlveda Pertence são os ministros relatores, respectivamente.

STF julga inconstitucional contratação temporária de defensores públicos no Espírito Santo

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional a Lei nº 6.094/00, que autorizava o Governo do Espírito Santo a contratar defensores públicos em caráter temporário. A decisão, que manteve a liminar concedida anteriormente, foi proferida no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 2229) ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

STJ: Erro médico, dever de indenizar é solidário entre hospital, plano de saúde e equipe médica

Nos casos de erro médico que causam morte do paciente, a responsabilidade e o dever de indenizar podem ser impostos, solidariamente, à equipe médica que realizou a cirurgia, ao hospital e à empresa de plano de saúde do qual a vítima era conveniada. A decisão unânime é da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que não conheceu do recurso especial do Hospital Santa Lúcia S/A., da cidade de Brasília/DF contra decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal que condenou o estabelecimento a pagar indenização por danos morais à família de Carmelita Ferreira de Souza.

Justiça considera ilegal prazo para usar créditos em celulares

As operadoras de telefonia não podem estabelecer prazo de validade para a utilização dos créditos nos celulares pré-pagos.

Absolvição na esfera criminal não elimina ação de indenização

O fato de o acusado por homicídio ter sido absolvido em julgamento perante o Tribunal do Júri não impede que, na esfera cível, ele seja responda a pedido de indenização proposto pelos pais da vítima.

Diretor de clínica carioca deve responder a ação penal

Mansur José Mansur, diretor técnico da Clínica Médica Santa Genoveva, no Rio de Janeiro, vai continuar a responder ação penal. Ele é acusado maus-tratos, lesão corporal grave e morte de pacientes da clínica, fatos ocorridos em 1996.

Justiça manda prefeitura pagar medicamento a epilético

A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou que o município de Juiz de Fora forneça gratuitamente medicamento para o tratamento de um paciente que sofre de epilepsia.