seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

STJ determina intervenção federal no Paraná

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acaba de determinar, por unanimidade, que ocorra intervenção federal no Estado do Paraná, em virtude de descumprimento de liminar para reintegração de posse do casal Flávio Pinho de Almeida e Sylvia Leda Amaral Pinho de Almeida, dono de imóveis rurais no município de Ivaiporã. O caso corre há quase oito anos sem que o estado tome providência alguma contra os membros do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).

Decisão do STF sobre a LOJE/PB não produz conseqüências jurídicas

A decisão do Supremo Tribunal Federal declarando a inconstitucionalidade da denominada “Lei Complementar nº 43” não produzirá efeitos jurídicos algum, visto que trata-se uma consolidação das leis complementares nº 38, 44 e 47, todas propostas pelo TJ/PB, aprovadas pela Assembléia Legislativa e sancionadas pelo Poder Executivo.

STJ : definida pena para subprocuradora denunciada por estelionato

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou a subprocuradora-geral da Justiça Militar Solange Augusto Ferreira a um ano de reclusão em regime aberto, substintuindo essa pena privativa de liberdade por cem dias-multa no valor de uma vez o salário mínimo. Solange Augusto Ferreira foi denunciada pelo Ministério Público Federal pelo crime de estelionato, por ter furtado e falsificado dois cheques de uma colega.

STJ: Filha maior de idade garante direito a receber pensão por morte com base em lei estadual

O ministro Paulo Medina, da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), manteve o direito de uma pensionista do Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul (Ipergs) a receber pensão por morte. O instituto pretendia modificar no STJ decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) segundo a qual, mesmo maior de 21 anos de idade, Alexandra dos Santos Severo tem direito ao benefício porque preenche os requisitos da Lei Estadual n. 7.672/82.

Greve de profissionais da Saúde é legal, decide TRT-SP

A greve dos profissionais de Saúde do estado de São Paulo foi considerada não abusiva pelo Tribunal Regional do Trabalho, nesta terça-feira (18/5). A decisão foi por unanimidade.

Volks não responde por dívidas trabalhistas de empreiteira

A Volkswagen, na condicão de dona de uma obra, não deve responder pelas obrigações trabalhistas da empreiteira contratada para fazer o serviço. A decisão é da 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que acolheu recurso da montadora.

Audiências trabalhistas em MS têm 100% de acordos

Em seu primeiro dia de funcionamento, a unidade móvel da Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul conseguiu fechar acordo nas 30 audiências feitas entre trabalhadores indígenas e usinas de álcool.

Liminar determina contratação de aprovados em concurso

A 1ª Vara do Trabalho de Nilópolis, no Rio de Janeiro, concedeu liminar que determina a substituição de funcionários contratados irregularmente pela prefeitura pelos selecionados no concurso público feito em 2002. Ainda cabe recurso.

Professor defende tese sobre regime tarifário em serviços

Quais as diferenças entre tarifas públicas e as taxas? Os serviços essenciais podem ou não ser suspensos por falta de pagamento? Com o objetivo de jogar luz sobre estas e outras questões, o professor Jacintho Arruda Câmara defenderá a tese de doutorado “O regime tarifário nas concessões de serviços públicos”.