seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

STJ: Tempo de estudo de aluno-aprendiz em escola pública pode ser computado para aposentadoria

O ministro Paulo Medina, da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao analisar recurso proposto pelo INSS, manteve o entendimento segundo o qual o tempo de estudo de aluno-aprendiz em escola pública profissional, sob as expensas do poder público, pode ser computado para fins previdenciários. O ministro negou pedido de reforma da decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, sediado no Recife (PE), favorável a Antônio Carlos Soares da Costa.

TST suspende penhora sobre restituição do imposto de renda

A devolução de desconto indevidamente efetuado sobre as verbas salariais, como é o caso da restituição de Imposto de Renda (IR) retido na fonte, não pode ser objeto de penhora para satisfação de créditos trabalhistas. A decisão é da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-II) do Tribunal Superior do Trabalho, teve como relator o ministro Renato de Lacerda Paiva e favorece diretamente um dos sócios da empresa Autograf Gráfica e Editora Ltda., do Paraná. Para o relator, a devolução do IR tem nítido caráter salarial e alimentício por se tratar de montante recebido dos cofres públicos em razão de dedução a maior do tributo.

TST reconhece responsabilidade subsidiária dos Correios

A Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-II) do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu a responsabilidade subsidiária da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) em relação ao vínculo de emprego de uma empresa franqueada à estatal e uma ex-empregada. A decisão, que negou provimento a recurso ordinário dos Correios, seguiu o voto do relator, ministro José Simpliciano Fernandes.

TSE: Candidato só pode concorrer com o número do partido a que é filiado

Os candidatos ao cargo de prefeito deverão concorrer com o número identificador do partido político ao qual estiverem filiados. A manifestação do Tribunal Superior Eleitoral foi em resposta a consulta feita pelo deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ) e relatada pela ministra Ellen Gracie.

Alfândega deve manter serviços durante a greve da Receita

O inspetor da Alfândega do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), deve manter os serviços de inspeção, conferência e liberação de cargas destinadas à exportação, importação e em trânsito aduaneiro, e também de conferência de bagagens desacompanhadas, durante o período em que os auditores fiscais da Receita Federal estiverem em greve.

Prefeitos entregam balancetes, pagam multa e têm as contas desbloqueadas

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro José
Marques Mariz, decidiu suspender o bloqueio das contas
bancárias das Prefeituras de Campina Grande, Cabedelo e
Ouro Velho.

TST concede indenização a portador do vírus HIV de SP

A 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho confirmou indenização por danos morais em favor de um trabalhador do interior paulista, portador do vírus HIV.

Prefeitura é condenada a indenizar por fratura de fêmur

A prefeitura de Chapecó foi condenada a pagar R$ 6 mil de indenização por danos morais para José Luiz Lanzarin Vieira Farias, que teve fratura de fêmur e precisou ficar afastado seis meses do trabalho por cair num bueiro sem tampa, numa rua próxima de sua casa.

Difamação gera condenação de seis meses de detenção em GO

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Goiás manteve sentença que condenou Idalmiro Dutra a seis meses de detenção por difamação. A pena foi convertida em prestação de serviço à comunidade.