seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Escola garante direito de recusar matrícula de aluna inadimplente

A Associação Potiguar de Educação e Cultura (Apec) assegura direito de recusar matrícula de aluna inadimplente, pois a lei que dispõe sobre as anuidades escolares (Lei n. 9.870/99) permite, neste caso, a interrupção dos serviços. Assim decidiu a Primeira Turma do STJ, que deixou claro serem expressamente proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos ou a aplicação de qualquer penalidade pedagógica por falta de pagamento. De acordo com a legislação em vigor, as instituições de ensino podem punir o aluno quando a inadimplência durar mais de 90 dias, mas tudo tem que ser feito de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e com o Código Civil Brasileiro.

STJ: sócio-gerente só responde por dívidas tributárias se empresa for dissolvida irregularmente

Em decisão unânime, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que a responsabilidade pelas dívidas tributárias de uma empresa só pode ser imposta ao sócio-gerente, ao administrador, diretor ou equivalente, quando houver dissolução irregular da sociedade ou ficar comprovada infração à lei penal praticada pelo dirigente, ou este agir com excesso de poderes. Fora dessas hipóteses, os bens do sócio de uma pessoa jurídica comercial não respondem, em caráter solidário, pelas dívidas fiscais assumidas pela sociedade.

STJ concede indenização a casal que teve filho morto no local de trabalho

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu indenização por danos materiais e morais a José Pereira da Silva Mesquita e sua esposa Joana Viana Mesquita. O casal ganhou a ação em virtude da morte do filho, atingido por tiro de revólver no local de trabalho. O disparo foi feito por funcionário que prestava serviços de segurança à empresa Ideal Standard Wabco Indústria e Comércio Ltda, empregadora da vítima, localizada no Rio de Janeiro.

Justiça mantém bingos fechados no Paraná

Mesmo com o arquivamento no Senado da medida provisória que proibiu bingos e máquinas caça-níqueis no país, casa de jogo no Paraná permanecerão fechadas devido a decisões judiciais anteriores que não se alteraram com a edição da MP, segundo o procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda.

Ministros discutem os rumos da reforma do Judiciário

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Vantuil Abdala, e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, mantiveram nesta quinta-feira (6/5) encontros reservados na cidade de Campos do Jordão, em São Paulo, onde participam do congresso anual da Anamatra.

OAB reafirma apoio a proposta que expropia terras

A Ordem dos Advogados do Brasil reafirmou seu apoio à aprovação urgente da Proposta de Emenda Constitucional 438/01, que prevê a expropriação de terras de fazendeiros nos casos em que for constatada a exploração do trabalho escravo.

Câmara aprova Medida Provisória sobre carreira de policiais

O Plenário da Câmara aprovou, nesta quinta-feira (6/5), a Medida Provisória que reorganiza a carreira de policial no Distrito Federal.

Revista é condenada por difamar empresária em coluna social

O juiz Caio Brucoli Sembongi, da 10ª Vara Cível de Brasília, condenou a Editora Right Choice, responsável pela publicação da revista Brasília On Line, a indenizar uma empresária em R$ 8 mil.

Jornal é condenado por publicar foto sem autorização

O juiz Rômulo de Araújo Mendes, do 7º Juizado Especial Cível de Brasília, condenou a Gráfica e Editora Jornal de Brasília a pagar R$ 8 mil de indenização por danos morais a Tatyane Delevedove.