seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Mutuária consegue reverter, no STJ, índice para reajuste de prestação da casa própria

Se o reajuste das prestações da casa própria, adquirida pelo Sistema Financeiro de Habitação – SFH, deve ser feito pelo Plano de Equivalência Salarial – PES, o saldo devedor será reajustado pelo mesmo critério. A decisão é da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que deu provimento ao recurso da funcionária pública Elisabeth Ribeiro Eloy, da Bahia, contra a Caixa Econômica Federal. A instituição defendia o reajuste do saldo devedor pelos índices da caderneta de poupança “para sintonizá-lo com o depósito da poupança, fonte de recurso dos financiamentos para casa própria”.

TST fixa limites de contrato para serviço público excepcional

Em decisão unânime, a Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho esclareceu os efeitos jurídicos da prorrogação do contrato trabalhista firmado pelo Poder Público a fim de fazer frente a serviços de excepcional interesse público. O caso sob exame, relatado pela juíza convocada Dora Maria da Costa, envolveu o município paraibano de Ingá e o espólio de um trabalhador (autor do recurso), que havia sido contratado para atuar no plano emergencial de erradicação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue e da febre amarela.

STJ garante a uma mãe receber indenização pela morte de filho em acidente de trem

Em decisão unânime, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) garante a uma mãe receber 60 mil reais por danos morais pela morte do filho em acidente ferroviário. O STJ assegurou também o direito a pensão mensal até a data em que o rapaz completaria 65 anos, valor reduzido a 50% a partir da idade de 25 anos.

Direito de filhos buscar paternidade real e anular registro de nascimento é imprescritível

O direito de o filho buscar a paternidade real é imprescritível. O entendimento unânime é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que garantiu a um casal de irmãos o direito de ter analisado pela Justiça o seu pedido de investigação de paternidade, anulação e retificação de registro de nascimento, além de pedido de herança em relação ao verdadeiro pai, já falecido.

Juízes da Paraíba com salários atrasados

Enquanto nos outros Estados os magistrados recebem seus vencimentos no dia 21 do próprio mês, na Paraíba o pagamento do mês de abril somente será realizado no dia 11 de maio. O pagamento dos salários dos magistrados na Paraíba é feito pela Secretaria das Finanças do Poder Executivo. Na Paraíba o Governo do Estado não repassa o duodécimo orçamentário previsto pela Constituição Federal para o Judiciário efetuar o pagamento de seus membros e serventuários, que fica à mercê da programação do Executivo.