seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Comprovação de tempo de serviço doméstico pode dispensar exigência de contribuição ao INSS

Ao analisar recurso do INSS contra decisão da justiça paulista, o ministro Gilson Dipp, da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), reconheceu o tempo de serviço prestado pela ex-empregada doméstica Aparecida de Luca Rodrigues Camargo. Segundo o ministro, a comprovação do trabalho doméstico em período anterior à regulamentação da profissão e à obrigatoriedade de filiação à Previdência Social dispensa a exigência de contribuições previdenciárias

TST: demandante pobre não é só quem ganha até dois mínimos

A circunstância de o trabalhador que demanda (reclamante) na Justiça do Trabalho receber mais de dois salários mínimos por mês não o exclui dos benefícios da concessão de assistência judiciária gratuita, como custas e despesas processuais, e dos honorários advocatícios bancados pela parte reclamada. Para ter esses benefícios o demandante precisa, contudo, comprovar na petição que não dispõe de condições econômicas pessoais para levar a juízo suas postulações, o que deve ser feito por meio de atestado ou declaração de pobreza.

STJ: Crime de abuso de autoridade é delito de menor potencial ofensivo

A Lei 10.259/2001, que instituiu os Juizados Especiais Cíveis e Criminais na Justiça Federal, ampliou o rol de delitos de menor potencial ofensivo. Dessa forma, os processos envolvendo crimes com previsão de penas não superiores a dois anos ou multa, como no caso de abuso de autoridade, podem, mediante análise da Justiça, ter aplicados institutos “despenalizadores”, como a transação e a suspensão do processo. As conclusões são da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça.

MP quer aumentar pena de casal condenado em São Paulo

O procurador da República Gilberto Barroso de Carvalho Júnior recorreu, nesta quinta-feira (29/4), da decisão que condenou o casal Alzira Luzia Lourenzi Luciano e Maurício Ferreira Luciano a 11 anos de prisão e R$ 84 mil de multa por fraude no INSS.

TST nega cobrança de contribuição sobre não-sindicalizados

O princípio constitucional que assegura a liberdade de associação e sindicalização a todos os trabalhadores impede a cobrança de contribuição assistencial aos empregados não filiados à entidade sindical. Esse posicionamento do Tribunal Superior do Trabalho foi reafirmado pela Subseção de Dissídios Individuais – 1 (SDI –1) durante exame e concessão de embargos em recurso de revista. A sinalização do TST acontece ao mesmo tempo em que o tema divide opiniões entre os envolvidos na proposta de reforma sindical, objeto de futuro exame do Congresso Nacional.

Políticos acusados pela morte de rival têm liminar negada

Francisco Ramos da Silva, prefeito da cidade de Ouricuri, em Pernambuco, e o presidente da Câmara Municipal, Francisco de Assis Ramos, ambos do PSDB, vão continuar presos.

Promotoria vai denunciar Gil Rugai por duplo homicídio

A promotora Mildred Campi, do 5º Tribunal do Júri, vai denunciar Gil Rugai, 21, por duplo homicídio. A denúncia (acusação formal) deve ser oferecida à Justiça nesta quinta-feira. Gil é suspeito de matar o pai, o empresário Luiz Rugai, 40, e a mulher dele, Alessandra, 33, a tiros.

Negada liminar a prefeito e vereador acusados da morte de vereador rival

Permanecem presos o prefeito de Ouricuri (PE), Francisco Ramos da Silva (PSDB), e o presidente da Câmara da cidade, Francisco de Assis Ramos (PSDB), acusados da morte do também vereador Manoel Messias Ribeiro (PSB), em 12 de julho do ano passado.

Vidigal defende aumento do efetivo da Polícia Federal

A Polícia Federal precisa ter seu efetivo ampliado em, pelo menos, 20 mil policiais para desempenhar sua função de polícia judiciária e de força de inteligência e repressão nos crimes que afetam a União.