seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

TST reconhece periculosidade a eletricista de condomínio

O ramo da produção a que se dedica a empresa é irrelevante para a concessão do adicional de periculosidade, bastando que o trabalhador atue em sistema elétrico de potência. Essa argumentação, decorrente da Orientação Jurisprudencial nº 324 da Subseção de Dissídios Individuais – 1 (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho, foi utilizada pelo ministro Emmanoel Pereira ao confirmar o pagamento do adicional a um eletricista brasiliense, objeto de um recurso de revista afastado (não conhecido) pela Primeira Turma do TST. A causa foi proposta por um condomínio residencial.

TST: para declarar pobreza não é necessária procuração especial

A Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-I) do Tribunal Superior do Trabalho decidiu que a declaração de pobreza feita por advogado na petição inicial da ação trabalhista em nome e em favor do trabalhador, mediante procuração com poderes para o foro em geral, é suficiente para requerer os benefícios da justiça gratuita para quem dela precisa. A SDI-I do TST considerou que não há necessidade de o trabalhador outorgar procuração específica, além do instrumento de mandato principal, para que seu advogado requeira os efeitos decorrentes do reconhecimento de sua hipossuficiência econômica para arcar com os custos do processo judicial.

STJ: remoção de servidor público deve obedecer à necessidade da administração

O servidor público, ao ser aprovado em concurso de remoção, deve deslocar-se definitivamente para sua nova lotação, seguindo o critério da Administração e não sua conveniência. Com esse entendimento, os ministros da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) indeferiram o pedido da servidora pública Andréa Zanatta Guidi, que pretendia ver assegurado o direito de ser removida para a Comarca de Florianópolis (SC), em razão de concurso de remoção, mas continuar a exercer suas atividades em Joaçaba (SC), com o fim de acompanhar o cônjuge.

TC examina contas nesta quarta feira

O Tribunal de Contas vai examinar, nesta quarta-feira, as contas de 2000 encaminhadas pelo então prefeito de Campina Grande, Cássio Cunha Lima.

TC indica nomes para vaga de Luiz Nunes

Em sessão extraordinária de apenas 10 minutos, o Tribunal de Contas definiu a lista tríplice a ser encaminhada ao governador Cássio Cunha Lima para o preenchimento da vaga aberta com a recente aposentadoria do conselheiro Luiz Nunes.

Jossiel se diz inocente e juíza nega pedido de prisão preventiva

RIO – Em audiência no IV Tribunal do Júri do Fórum do Rio, o caseiro Jossiel Conceção dos Santos voltou a negar, nesta segunda-feira, que seja o assassino do casal Todd e Michelle Staheli.

Justiça determina leilão de bens de Naya para pagar indenizações

O juiz Luís Felipe Salomão, da 4ª Vara Empresarial do Rio, determinou nesta segunda-feira que sejam leiloados dois imóveis pertencentes ao ex-deputado Sérgio Naya.

Advogado francês de Saddam Hussein afirma temer por sua vida

O advogado francês de Saddam Hussein, Jacques Verges, disse temer pela vida do ex-presidente iraquiano, detido em um lugar secreto pelas forças da coalizão.

Cineasta ligado a Marcello Antony tem prisão revogada

O cineasta Cristiano Trein teve sua prisão revogada nesta. Ele responde à investigação referente ao flagrante de compra de drogas que resultou na prisão do ator Marcello Antony.