seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Ministros aposentados impetram Mandado de Segurança contra teto salarial do STF

Quatro ministros aposentados do Supremo Tribunal Federal impetraram Mandado de Segurança (MS 24875), com pedido de liminar, contra o teto salarial definido pelo STF na 1ª Sessão Administrativa de 2004, nos termos da Emenda Constitucional (EC) nº 41, relativa à reforma da Previdência. Djaci Alves Falcão, Francisco Manoel Xavier de Albuquerque, Luiz Rafael Mayer e Oscar Dias Corrêa querem que a Suprema Corte declare inconstitucionais as partes da Emenda que submetem a incidência de vantagens pessoais (artigo 1º) e o adicional por tempo de serviço (artigo 8º) no cômputo do teto dos servidores públicos.

Ministro Gilson Dipp abre reunião de juízes das varas especializadas em “lavagem de dinheiro” em Curitiba

O ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (16), abriu hoje (16) às 9 horas reunião de trabalho envolvendo cerca de 20 juízes que atuam nas Varas Especializadas em Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de Lavagem de Dinheiro. O ministro Ari Pargendler, coordenador-geral da Justiça Federal e diretor do Centro de Estudos Judiciários, também participou da abertura dos trabalhos, além de 15 delegados de Polícia Federal do Brasil, especialmente do Paraná, que também atuam nos inquéritos relativos à apuração desses crimes.

Juiz determina que MST desocupe terreno no Rio de Janeiro

Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra terão de desocupar área pertencente à Companhia de Desenvolvimento do Sahi, localizado na Estrada da Cachoeira, no município fluminense de Mangaratiba.

Engenheiro é condenado por difamar juiz federal em SC

A Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais de Santa Catarina manteve, por unanimidade, a condenação do engenheiro Carlos Bastos Abraham pelo crime de difamação contra um juiz federal. Ainda cabe recurso.

Nestlé apresenta plano de desinvestimento para fusão

Para manter a incorporação da Garoto, feita em fevereiro de 2002, a Nestlé apresentou, nesta quinta-feira (15/4) ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), um programa de desinvestimento que reduziria em 10% a participação do grupo no mercado brasileiro de chocolates.

Justiça aceita comprovação de paternidade sem exame de DNA

Quando há outros tipos de provas suficientes para confirmar a paternidade, o exame de DNA se torna dispensável. A decisão é da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça e confirma entendimento firmado pela Justiça de Goiás.

OAB-SP faz alerta sobre acordo de revisão de benefícios

O presidente da OAB paulista, Luiz Flávio Borges D´Urso, disse que é positiva e necessária a reparação do direito de revisão dos benefícios dos aposentados.

Benefício deve ser pago mesmo sem comunicação prévia

Apesar de se tratar de obrigação do empregador, a falta de comunicação de acidente de trabalho ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não é obstáculo para a concessão de benefício aos interessados.

Decisão do TST reforça garantia de estabilidade à gestante

O direito à estabilidade de trabalhadoras gestantes foi reforçado. O plenário do Tribunal Superior do Trabalho decidiu, por unanimidade, suprimir trecho de jurisprudência que restringia essa garantia.