seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

TST admite penhora de bens do sócio na execução trabalhista

A inexistência de bens no patrimônio da empresa para fazer frente ao pagamento de suas dívidas trabalhistas não impede a Justiça do Trabalho de penhorar os bens particulares dos sócios a fim de assegurar a execução dos débitos. Essa possibilidade, prevista na chamada “teoria da desconsideração da personalidade jurídica”, foi reconhecida em decisão majoritária da Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho, com base no voto da juíza convocada Dora Maria da Costa. Na oportunidade, o órgão do TST negou um agravo a uma empresa do interior paulista.

TST pune CEF por litigância de má-fé

A interposição de recurso com o objetivo claro de tentar retardar ao máximo a solução final do processo judicial caracteriza litigância de má-fé, punível de acordo com a legislação processual civil brasileira. O reconhecimento da configuração dessa conduta levou a Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho a determinar, de acordo com voto da juíza convocada Wilma Nogueira, a aplicação de multa contra a Caixa Econômica Federal durante o julgamento de um agravo de instrumento.

STJ: indenização por comprar imóvel sem recebê-lo não cobre gasto com corretor

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão que garantiu ao casal de São Paulo receber o valor correspondente a imóvel que comprou e que viúva se recusava a entregar.

STJ nega pedido de transferência da ex-mulher do juiz Rocha Mattos para SP

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, em decisão unânime, o pedido de reconsideração da liminar que negou a transferência de Norma Regina Emílio Cunha, ex-mulher do juiz João Carlos da Rocha Mattos, para a carceragem da Polícia Federal em São Paulo.

Suíça dá detalhes de contas de Maluf ao Brasil

O Ministério da Justiça e Políca da Suíça confirmou que enviou nesta quarta-feira os documentos referentes a movimentações financeiras realizada pelo ex-prefeito Paulo Maluf no sistema bancário do país.

Transferência ex-officio de servidor público não assegura direito à matrícula para filho

O requerimento de matrícula de menor em escola de ensino fundamental em razão da transferência ex-officio do pai, que é servidor público militar, não pode utilizar a legislação aplicada aos alunos que cursam o terceiro grau.

Milanez tem contas aprovadas

O Tribunal de Contas da Paraíba aprovou, sem restrições, as contas da gestão fiscal de 2002 apresentadas pelo presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Fernando Milanez.

TJ da Paraíba desiste de reduzir horário do expediente forense

Na sessão administrativa do pleno do TJ da Paraíba, desta quarta-feira, foi retirado de pauta para melhores estudos e oportunidade de reapresentação, proposta da Presidência para reduzir a jornada de trabalho das comarcas de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo, que integram a região metropolitana.

OAB-SP critica mudança em horário de atendimento

A OAB paulista decidiu, por unanimidade, rejeitar o Provimento 840/04 do Conselho Superior da Magistratura , que altera e reduz o período de atendimento aos advogados e ao público em todos os ofícios de Justiça no Estado de São Paulo.